
É bonito?


Acham lindo?
ERRADO!
É muito feio.
Uma árvore isolada e afastada da próxima árvore. Por entre essas árvores relva seca e calhaus.
E então onde estão os animais? Onde está vegetação viva para os animais se esconderem e alimentarem? E onde estão a Fauna e a Flora originais ?

Eu digo-vos: extintos, caçados, mortos, exterminados,atropelados e enxotados para o cultivo extensivo de cereais.
Assim deveria ser a paisagem alentejana:

Antes o Alentejo era todo assim, cheio de vida, de árvores:


As estepes alentejanas agradecemos nós portugueses ao Sr. ditador Salazar que em Portugal quis produzir o pão para a europa para combater a pobreza e oferecer muito trabalho aos portugueses. Essa é uma realidade desactualizada.E foi um negócio mau pois só deu dinheiro aos ingleses. Meu avô era mineiro para os ingleses e minha avó e mãe eram cefeiras para os ingleses.

Os ceifeiros, mineiros e trabalhadores agricolas que viviam na miséria e eram muito mal pagos no Alentejo deixaram estes campos nos anos sessenta e setenta para virem trabalhar na cidade.
Sim, é claro que hoje ainda é necessário plantagem agrícola no Alentejo para alimentar Portugal, mas para o que eu quero chamar a atenção é a prevenção de uma desgraça climática na Província do Alentejo.
Toda a fauna e flora originais do Alentejo foi arrasada para dar lugar às superfícies vazias e nuas, às estepes alentejanas que todos acham "lindo".
Se voçês vivessem no alentejo ou por lá ficassem um mês veriam que não há nada de lindo no solo alentejano. É quase um deserto climaticamente falando. A terra está cansada e é fraca em restos orgânicos para alimentar uma floresta como outrora tivera. É como no deserto: de dia são 40 graus positivos à sombra e de noite são cinco graus negativos e geada.
No chão só há calhaus e nem vou começar a falar da escassez da chuva....
O que nós temos hoje em dia no Alentejo em grande escala são estepes. As estepes são o princípio do deserto. É o começo do fim!
Numa paisagem de estepe o chão não é capaz de reter as águas das chuvas por muito tempo.
A terra sem protecção é como a nossa pele ao sol : seca e cria câncro. Assim é com a pele do planeta Terra. Sem a protecção solar do planeta Terra - as árvores - a Terra cria cancro- o deserto.
O DESERTO É O CÂNCRO DO PLANETA TERRA!
Numa paisagem coberta de árvores, mesmo que chova uma vez só por ano, a humidade e a água das chuvas é retida no solo pela copas das árvores por muito mais tempo. As copas das Àrvores protegem o solo e com o cair dos seus frutos, ramos e folhas, a terra cria uma camada orgânica humida chamada Humus, que mantém a humidade na terra e sais minerais para a existência de plantas e insectos por cima e por debaixo do solo.



Com as árvores vem também a possibilidade de vida de animais que dependem delas para alimento e construção de tocas. Com a existência desses animais podem-se alimentar predadores de maior porte como outrora existiram muitos no Alentejo: Linces, gatos bravos, lobos, raposas...
ver:http://www.minerva.uevora.pt/montoito29/faunaeflora.htm




Quando foi a última vez que viram uma raposa no Alentejo? E um lince?

Antigamente haviam muitas raposas e lobos no Alentejo , me contou minha mãe, quando ela era pequena.
Para evitar que o Alentejo se torne num deserto há que reflorestar o Alentejo!
Reflorestar o Alentejo para evitar que um ano de seca como aconteceu à uns anos, não destruam as terras de pasto, nem as colheitas.
É necessário remineralizar a terra com restos orgânicos para se criar uma camada fértil sobre os calhaus de xisto que há por toda a superfície do Alentejo.
Aos proprietários de terra agrícola deveria ser imposta uma percentagem de área significativa para a criação de corredores onde a fauna e flora natural do Alentejo proliferasse.É o tal planeamento e concretização desse planeamento que em Portugal escasseia....
Para quê?
Para haver mais fertilidade, mais ar puro, mais água, mais biodiversidade, um clima mais ameno e temperaturas mais favoráveis à nossa existência neste planeta.
Nâo podemos esperar que o Brasil pare com o corte da floresta tropical. Temos nós o dever de mostrar "como se faz", servir de exemplo ao mundo e criarmos o nosso próprio micro-clima , o nosso "pulmão" para termos um Portugal mais saudável e bonito.
Assim NÃO:


SALVEM O ALENTEJO, IMPEÇAM A PROLIFERAÇÃO DO DESERTO!
REFLORESTAR O ALENTEJO!