quinta-feira, 4 de março de 2010

PATRIMÓNIO NÃO É SÓ O VELHO!

Pois é meus senhores e senhoras....
Isso de que o que tem "fernicoques" na fachada é que é digno de manter é um mito que tem de ser exterminado.
Não existe uma consciência arquitectónica por parte de instituições no nosso País.
A ordem dos arquitectos não tem nenhuma autoridade.
Não existe um Instituto que defenda o património de forma eficaz e este blog tem provas disso.
E nem só o que é antigo tem de ser conservado,mas também o que se destaca pelo que conta do que é ser português e ser arquitecto, designer ou artesão em Portugal.

Veja-se este caso exemplar:


"Os alicerces da célebre moradia foram lançados em 1972, depois de o advogado André Gonçalves Pereira ter comprado um lote de terreno naquele que viria a ser o pedaço de terra algarvio que concentra mais fortunas por metro quadrado.
Da autoria do arquitecto Fernando Ramalho, a Casa Redonda – a primeira da Quinta do Lago (Algarve) – é agora alvo de reportagens em revistas de arquitectura e análises sobre a traça do autor. Todas as divisões são… redondas. À falta de superfícies planas, os muitos quadros da casa permanecem em cavaletes, apenas um dos pormenores da decoração de Maria José Salavisa." - retirado de http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=12928

Esta casa vai agora, ou foi, demolida para o novo dono construir outra casa ao invés de manter esta. Quem se levantou e irou contra isto? Onde está o tal instituto que é responsável pela preservação do que é orgulhosamente nosso? Ou será que a casa não merecia ser considerada património porque não tem arcos góticos nem cantarias manuelinas?
Quem cuida do que é hoje património?

Loulé tem muitos exemplos de arquitectura dos anos sessenta/setenta dignos de preservação. Edifícios que contam a história da arquitectura daquele tempo, com características próprias daquele tempo. Testemunhas de um tempo e técnicas de construção.
Quem cuida destes?

Edifícios em Loulé

Um comentário:

  1. Essa casa, embora assinada por o "aquitecto" Ramalho, foi desenhada/criada pelo meu pai :) um simples desenhador.

    ResponderExcluir